Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Minas Gerais vai receber investimento de R$ 380 milhões em soluções de armazenamento e eficiência energética

Com o apoio do Governo de Minas, por meio da Sede-MG e sua vinculada Invest Minas, UCB anunciou a construção de duas fábricas em Minas

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

Com o objetivo de impulsionar a transição energética e estimular negócios voltados a uma economia de baixo carbono no estado, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e sua vinculada agência Invest Minas, conquistou a atração de mais um investimento em energia limpa.

Desta vez, o investimento virá da UCB, antiga Unicoba, localizada em Extrema, no Sul de Minas. Os aportes são estimados em R$ 380 milhões e estão previstos para os próximos quatro anos (2024-2028), com projetos que irão gerar mais de 120 empregos diretos.

"Minas Gerais tem participado do movimento em prol da transição energética em todos os sentidos. Atrair parceiros focados em novas matrizes e produções sustentáveis é um compromisso com o futuro que queremos para os mineiros e para o Brasil", destaca o governador Romeu Zema.

"Não por acaso, o Estado foi o primeiro da América Latina e do Caribe a aderir à campanha mundial Race to Zero para reduzir as emissões de carbono. Além disso, MG vem fazendo história na liderança de geração de energia solar fotovoltaica em operação, com marco histórico de 8 GW já ultrapassado. São exemplos que mostram o protagonismo de Minas Gerais com as diretrizes de gestão ambiental e econômica traçadas para o desenvolvimento sustentável", completa.

A  meta prioritária de promoção da transição energética é reforçada também pela secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Kathleen Garcia.

“Já são vários os investimentos privados atraídos pela gestão Zema nesse sentido, em segmentos como energia limpa, tecnologias de baixo carbono e o próprio Vale do Lítio, que busca impulsionar toda uma cadeia produtiva, de ponta a ponta, da extração à fabricação de produtos de alto valor agregado”, ressalta a secretária.

Soluções de alta voltagem

O primeiro projeto, segundo acordado, será a produção pioneira de soluções de alta voltagem (BESS - Battery Energy Storage System) no Brasil (containers de baterias para armazenamento de energia, garantindo um fornecimento ininterrupto de energia em todas as condições), na atual fábrica de Extrema. 

A solução é essencial para fortalecer a infraestrutura necessária para a eletrificação em larga escala no país, além de consolidar parcerias com universidades e centros de ensino e pesquisa locais. 

​“Acreditamos no mercado brasileiro e na evolução das demandas de armazenamento de energia em vários segmentos, de usinas fotovoltaicas às baterias automotivas. A expansão de nossas instalações e o amadurecimento do mercado serão fatores importantes para a consolidação do setor de armazenamento no país. Com o investimento na infraestrutura elétrica necessária teremos uma economia mais sustentável, dinâmica e eletrificada”, afirma George Fernandes, CEO da UCB Power.

Após a primeira fase, a empresa avança  para a segunda etapa (2025/2026) do investimento. Nesta, o plano é expandir as operações em um novo terreno, para comportar o salto projetado da produção, dobrando a capacidade produtiva da fábrica construída na primeira fase. 

Mobilidade elétrica

O segundo projeto é o de mobilidade elétrica, que prevê a construção de uma fábrica de baterias para veículos híbridos para atender a demanda da Stellantis. 

O objetivo é se tornar a grande fornecedora de baterias para o grupo nos novos projetos de carros híbridos e elétricos. 

Já o terceiro projeto prevê a construção de uma fábrica de células de lítio em Minas Gerais.

Sobre a UCB Power

A UCB Power é uma multinacional brasileira e uma das maiores marcas de soluções de armazenamento de energia do Brasil e da América Latina. 

Presente há 50 anos no mercado, a empresa combina extensa experiência em manufatura de eletrônicos e agilidade operacional. 

A UCB Power é fornecedora de baterias estacionárias, baterias portáteis para celulares e laptops e baterias para mobilidade elétrica. 

A sede administrativa está localizada em São Paulo (SP), possui plantas industriais, localizadas em Manaus (AM) e Extrema (MG), escritório em Porto Velho (RO), parceria comercial com dois escritórios na Ásia - Seul (Coreia do Sul), e Shenzhen( China); e operação comercial em Marselha, na França. 

A UCB é signatária do Pacto Global da ONU e está entre as mil maiores empresas do Brasil segundo o ranking Valor 1000 do jornal Valor Econômico. É a líder nacional no fornecimento de soluções de armazenamento de energia para comunidades remotas.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias