Notícia

Governo de Minas completa 80 milhões de documentos no SEI!MG, o equivalente à preservação de pelo menos 8 mil

Sistema coordenado pela Seplag-MG é utilizado para tramitação digital de documentos no Estado

• ícone de compartilhamento

Sistema Eletrônico de Informações (SEI!MG), utilizado para tramitação digital de documentos no Governo de Minas, atingiu a marca de 80 milhões de documentos em sua base.

Com a implementação da iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), o Estado já reduziu o consumo de papel e preservou o equivalente a pelo menos 8 mil árvores.

O cálculo é do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. De acordo com dados do órgão, uma árvore inteira produz, em média, 20 resmas de papel – 10 mil folhas em tamanho A4 para cada tronco.

“Esses dados demonstram a preocupação do Governo de Minas em garantir economia e eficiência nos processos administrativos. Além de ganhar agilidade e comodidade com a tramitação digital dos processos, a iniciativa ainda nos traz esse ganho fundamental, que é a preservação ambiental”, afirma a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

A diretora Central de Sistemas Corporativos de Planejamento, Orçamento e Administração da Seplag-MG, Fernanda Mariana Mendes, explica que a preservação de árvores pode ser ainda maior.

“O sistema possui 80 milhões de documentos, mas os arquivos têm tamanhos diversos, podendo conter uma ou centenas de páginas. Desta maneira, são no mínimo 8 mil árvores de árvores preservadas. A preservação ambiental pode ser muito maior com essa iniciativa”.

A tramitação digital faz com que processos de compras, ofícios e memorandos, entre outros documentos, sejam acessados com mais agilidade e praticidade.

Ao todo, 75 órgãos e entidades do Estado estão inseridos no SEI!MG, incluindo 116 mil usuários cadastrados, que atuam nesses órgãos, e outros 330 mil usuários externos, como fornecedores e representantes de prefeituras.

“O SEI!MG teve um papel muito importante na conservação dos recursos naturais e na redução de impactos ambientais associados ao uso do papel. Além da estimativa de preservação de, no mínimo, 8 mil árvores, temos que considerar que há o emprego de uma série de recursos, como energia e água na produção desse insumo. Por isso, o emprego da tecnologia na tramitação de processos do Estado tem por trás um ganho ambiental”, ressalta o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Breno Lasmar.

Expansão

Além da tramitação interna, o SEI!MG conta com ferramentas que permitem a tramitação externa de documentos.

O barramento de integração, por exemplo, viabiliza o trâmite de processos entre órgãos e entidades do Estado e entes de outras esferas.

Desde 2019, o Governo de Minas utiliza a tramitação com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e, desde março deste ano, com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Já o peticionamento eletrônico permite que um usuário externo abra demandas e envie para o Governo de Minas. Além disso, a pesquisa pública disponibiliza uma página específica para o acompanhamento em tempo real do andamento dos processos.

O SEI!MG foi desenvolvido e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Fonte: Agência Minas