Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Notícia

Governo de Minas acompanha anúncio de investimento bilionário de indústria automotiva em Betim

Stellantis confirma aporte de R$ 14 bilhões, o maior da história da empresa no Brasil e América Latina, com impacto direto no aumento de empregos

• ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema e o vice-governador, Professor Mateus, acompanharam, nesta segunda-feira (20/5), o anúncio de novos investimentos da fabricante de automóveis Stellantis na planta de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O aporte anunciado é de R$ 14 bilhões, de 2025 a 2030, e representa o maior investimento da história do Polo Automotivo Stellantis de Betim. A empresa é fabricante de veículos como Citroen, Fiat, Jeep, Peugeot e Alfa Romeo.

“Só tenho a agradecer ao trabalho do nosso governo, por conseguir atrair para Minas Gerais esse grande investimento de R$ 14 bilhões. Não é todo dia que a nossa Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) recebe uma notícia como essa”. destacou o governador Romeu Zema.

Também foi confirmada a expansão da linha que produzirá as motorizações dos futuros lançamentos da Stellantis na região, incluindo produtos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid. Os primeiros modelos estão previstos para chegar ao mercado no segundo semestre deste ano.

Durante o anúncio, Zema e o vice-governador, Professor Mateus, destacaram a importância do investimento, principalmente para a emissão de energia limpa, um dos focos da gestão mineira.

“Esses motores estão de acordo com a nova tendência do mercado. Nós sempre falamos que o carro a etanol é praticamente tão verde quanto o elétrico. Então, ter um veículo híbrido, movido a etanol e eletricidade, demonstra que a energia também será verde”, ressaltou o governador.

“Nós, do Governo de Minas, corremos na frente em relação à pauta da descarbonização e mudanças climáticas. Fomos o primeiro estado do Brasil a assinar o compromisso do Race to Zero para que pudéssemos zerar a nossa balança completa de emissão de carbono ao longo dos próximos anos", destacou Professor Mateus. "Hoje, aqui na Stellantis, demos um passo muito importante na direção certa de  descarbonização", completou.

O presidente da Stellantis na América do Sul, Emanuele Cappellano, reforçou a importância do investimento em Minas Gerais.

“Prestes a completar 48 anos, o Polo Automotivo Stellantis de Betim tem uma trajetória marcada pelo sucesso, produzindo modelos que lideram os seus segmentos no Brasil. Com este novo investimento, de R$ 14 bilhões, vamos dar sequência ao legado dessa fábrica, direcionando o valor para renovar nossa linha de produtos, desenvolver novas tecnologias e gerar novos empregos”, enfatizou.

Também presente, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, assinalou que o investimento soma força e importância aos já atraídos pelo Governo de Minas, o que traz impacto direto para a geração de emprego e renda no estado.

“Este anúncio é expressivo, valor que se soma aos R$ 413 bilhões atraídos nos mais de cinco anos de mandato do governador Romeu Zema”, reforçou.

Nova linha de motores

A nova linha de motores amplia a capacidade de produção do Polo Automotivo de Betim para 1,1 milhão de motores por ano, e foi planejada para produzir motores flex de alta eficiência, baixas emissões, e que serão associados às tecnologias de hibridização, consolidando o Brasil como hub de referência global no desenvolvimento de powertrains e da tecnologia Bio-Hybrid. Para a implantação foram investidos R$ 454 milhões.

As novas tecnologias Bio-Hybrid foram desenvolvidas pelo Tech Center Stellantis na América do Sul, em associação com fornecedores, pesquisadores e outros parceiros que constituem o ecossistema de inovação impulsionado pela empresa.

Trata-se de uma oportunidade para o fortalecimento da engenharia brasileira e da indústria nacional.

Com aplicação flexível, as tecnologias podem ser utilizadas em diferentes modelos produzidos pela Stellantis em todos os Polos Automotivos da região.

Fonte: Agência Minas